Velocidade da página: Como isso pode influenciar no SEO?

Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é Ana da RBM Digital e no post de hoje vamos falar sobre velocidade da página. Desde 2010 este tem sido um fator importante para o posicionamento do site nos buscadores. Mas o que é a velocidade da página?

Entendendo a velocidade da página

A velocidade da página é o tempo que um visitante deve esperar até que a página do site seja totalmente carregada. Um site de e-commerce geralmente leva uma média de 7 segundos para carregar, mas o ideal é manter essa média em 3 segundos ou menos.

Como já é de se imaginar, esse tempo de carregamento influencia na experiência do usuário ao visitar o site. Se você está em um site que demora muito para carregar, certamente vai procurar outro, não é mesmo?

Por isso, uma velocidade de carregamento ruim faz com que o seu site seja penalizado nas buscas, causando impacto no seu ranqueamento tanto no desktop quanto no mobile.

Quando uma busca é feita, o Google compara os competidores de um segmento específico e atribui pontos a mais para aqueles que tem um carregamento mais rápido. Mas essa comparação não é feita de maneira unilateral. Ela leva em consideração o país, dispositivo ou rede de onde está vindo a pesquisa.

O que reduz a velocidade da página?

A seguir, vamos apresentar alguns fatores que podem ter influência na velocidade de carregamento do seu site:

Hospedagem – Hospedagens grátis ou baratas demais podem ter uma velocidade de carregamento mais lenta. Vale a pena investir em um host adequado para o seu site.

Imagens muito grandes – Imagens muito pesadas podem deixar o carregamento da página mais lento. Isso pode acontecer tanto pela quantidade a mais de dados incluída nos comentários ou pela falta de compressão. Prefira imagens PNG que não possuem muitos detalhes como os logos. Para as fotos use JPG.

Mídias externas – Mídias externas como vídeos podem agregar muito valor ao seu conteúdo, mas também podem afetar o tempo de carregamento. Para diminuir o tempo de carregamento, hospede os vídeos no seu próprio site.

Muitas propagandas – Além de incomodar os visitantes, um número muito grande de anúncios pode afetar a velocidade da página de maneira negativa.

Tema usado – Temas com muitos efeitos e recursos podem ter um tempo de carregamento maior.

Widgets – Alguns botões sociais ou áreas de comentários podem impactar na velocidade de carregamento do site.

Código do site – Se o seu HTML ou CSS não for eficiente ou estiver denso demais, ele poderá afetar a velocidade da página.

Manter uma boa velocidade da página é importante para quem quer ter bons resultados nas buscas. Se você quer um melhor SEO e mais estabilidade, conte com a RBM Digital! Com a gente, logo você vai notar os resultados positivos do seu site nos buscadores. Entre em contato com a gente para saber mais!

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat