Qual é a densidade de palavras-chave ideal em um texto?

Olá amigos e amigas, tudo bem? Eu sou a Ana da RBM Digital e hoje vou falar sobre um assunto que deixam muitas pessoas em dúvidas na hora de elaborar um texto voltado para SEO. Qual é a densidade de palavras-chave ideal?

Existem muitas ferramentas que nos ajudam a identificar quantas vezes uma determinada palavra-chave aparece no nosso texto. O plugin de WordPress SEO Yoast, por exemplo, indica a densidade de palavras-chave do seu texto e várias outras melhorias que você deve fazer para melhorar o seu SEO. Mas o Google está sempre mudando os seus algoritmos para que as pessoas não possam se aproveitar desses truques para colocar na busca páginas irrelevantes.

Qual é a densidade de palavras-chave ideal?

Apesar das ferramentas de SEO serem um grande auxílio na hora de elaborar um texto otimizado para buscas, o ideal é que elas sejam inseridas no artigo de forma natural. Mesmo que uma palavra-chave não seja usada tantas vezes, lembre-se que as suas variações também contam.

Além disso, o artigo deve ser relevante e um artigo escrito de forma mecânica pode perder muita relevância por não ser tão agradável de ler.

De forma resumida, trabalhar a palavra-chave no texto é importante, porém você não precisa ficar tão preso a uma densidade de palavras-chave específica para ter um texto bem posicionado nas buscas. Se ainda assim você quiser se manter dentro de uma certa quantidade de palavras-chave, é possível fazer isso com o auxílio de ferramentas específicas ou manualmente.

Como calcular a densidade de palavras-chave?

Uma fórmula básica para cálculo de densidade de palavras-chave é: (Número de Repetições / (Total de palavras do texto -( Número de Repetições x (Número de palavras na frase-chave -1)))) x 100

Basicamente, é calculado quantas vezes uma frase-chave é repetida em um documento, o número de palavras dessa chave-frase e o número total de palavras do texto analisado.

Uma forma bem mais simples de saber se a densidade de palavras-chave está boa é usando os plugins, conforma já citamos. O mais popular deles, SEO Yoast, tem um campo onde você insere a palavra-chave trabalhada e ele sinaliza se a densidade está boa, além de dar dicas sobre como melhorar o SEO do seu artigo de forma geral.

O SEO é muito importante para empresas que buscam relevância através da criação de conteúdos relevantes para o público. Se você quer promover o crescimento da sua marca online, vale muito a pena investir em conteúdo de qualidade.

Uma das formas de ter ótimos resultados com o seu site é trabalhando com uma agência de marketing digital. As agências de marketing digital contam com profissionais experientes em criação de conteúdo online e tudo que a sua empresa precisa para se destacar na internet. Se você está em busca de uma boa agência de marketing digital em São Paulo, conheça a RBM Digital. Trabalhamos com SEO, criação de sites, lojas virtuais e muito mais. Conheça os nossos serviços.

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =